sábado, 3 de dezembro de 2011

Como são tristes as despedidas...

A estrada até aqui...
    Nestes últimos meses aprendemos e escrevemos um pouco mais sobre o envelhecimento. Radicais livres, stress oxidativo, peroxidação de membrana, o controle do ciclo celular e o envelhecimento, a entropia e o envelhecimento (porque aqui também tem biofísica!), resistência a insulina, variações hormonais no idoso e suas consequências, a degeneração tecidual no envelhecimento, e a ação de várias proteínas no processo de envelhecimento, como a huntingtina, beta-amilóide, HSP e várias outras. 
   Muita coisa né?Mas, não é tudo. Ainda participamos de uma jornada científica sobre geriatria e apresentamos um seminário sobre o tema. E, como nem todos puderam assistir ao nosso seminário (afinal, nosso blog recebe visitas de Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Letônia, Itália, Moçambique e, claro, do Brasil e a passagem de avião para Brasília não estava muito barata no dia do nosso seminário - lei de oferta e procura -), postamos no blog os painéis que utilizamos no seminário, que já dá para vocês terem uma noção sobre o que falamos.

Agora...
       É pessoal... Que pena dizer isso, mas estamos chegando ao fim. Acreditamos que vocês já aprenderam o bastante e quando verem um idoso reclamando não perguntarão "O que que há velhinho?", pois já saberão, a nível bioquímico, o que se passa no corpo desse idoso e poderão orientá-lo a procurar um profissional na área, inclusive lhe dizendo algumas das técnicas mais modernas na construção de um envelhecimento saudável e o efeito de medicamentos no corpo senil (porque nós também abordamos esses temas aqui no blog!).
    Apesar de termos falado sobre muitas coisas, ainda podem existir dúvidas, por exemplo, "Quem escreve isso tudo?". Pois bem, é esse pessoal da foto abaixo. Outra pergunta pertinente:"Vocês colocaram uma enquete no blog sobre qual assunto desperta mais dúvidas e até hoje não comentaram nada sobre isso. Pra que serve? Digam logo, estamos morrendo de curiosidade". Na verdade essa enquente foi um referencial pra um presente de Natal para o nosso público. "Hã?". Sim, quem tiver alguma dúvida sobre qualquer questão relacionada ao envelhecimento pode postar no espaço de comentários deste post #oquequehávelhinho? seguido pela dúvida até 23h59min do dia 24 de dezembro, e então responderemos.
   Então é isso... queríamos dizer que foi extremamente gratificante elaborar este blog, tanto no sentido de aprendizado pessoal em relação ao tema, quanto pela possibilidade de difundir o conhecimento a respeito do processo de envelhecimento.
    Espero que vocês tenham gostado e aprendido muito com as nossas postagens!!!! Afinal, existe algo mais interessante do que compreender como envelhecemos (bioquimicamente!)??? (Pelo menos na nossa opinião não... hehehe). Uma última pergunta:"Foi bom para nós. Foi bom para vocês?" Obrigado por terem acompanhado o blog. Abraços!
    Por fim, o lema do nosso grupo seguido por algumas pessoas que aderiram a ele.
       "Vida longa e próspera" (Dr. Spock)






    
   

Um comentário:

  1. Muito boa a foto de voc�s!!! :D
    Ficou muito bom o blog, no geral!!! Parab�ns!!!

    ResponderExcluir