sábado, 26 de novembro de 2011

A ciência e um envelhecimento alegre

  Uma das maiores preocupações da humanidade sempre foi a manutenção da juventude. Muitos dizem que isso é um reflexo da sociedade contemporânea, marcada pela preocupação exacerbada com a estética e a eterna jovialidade e blá blá blá blá. Contudo, ainda no século XIX, mais especificamente em 1890, Oscar Wilde já retratou em “O retrato de Dorian Gray” essa preocupação com a juventude eterna, mostrando que ela é muito mais algo intrínseco ao humano do que algo contemporâneo.
"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!" .(O retrato de Dorian Gray)
  Então, parece aceitável menos inaceitável entendermos porque as pessoas insistem em perguntar: “Como curar o envelhecimento ?” Mas não existem só narcisistas no mundo. O prolongamento da vida significaria também a oportunidade de passar mais tempo ao lado da pessoa amada e tornar o “felizes para sempre” um pouquinho mais literal.
  De qualquer forma, por diferentes motivos, pesquisadores ao redor de todo o mundo buscam formas de minimizar os efeitos negativos do envelhecimento. A revista Istoé recentemente divulgou uma reportagem com uma série de pesquisas que visam prolongar a vida conjuntamente a um aumento da qualidade de vida. Neste post será abordada uma pesquisa que se fundamenta nas caspases e células senescentes e outra fundamentada no resveratrol e na sirtuína.
  Vamos então ao primeiro. Cientistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, desenvolveram uma forma de minimizar os efeitos das células senescentes. Com o passar do tempo, uma célula outrora jovem vai perdendo a capacidade de se multiplicar, sendo denominada então como célula senescente. Há muito tempo sabe-se que elas estão envolvidas na inflamação dos tecidos e manifestação de várias doenças relacionadas ao envelhecimento. Os pesquisadores criaram uma linhagem de ratos que possuíam caspase 8 nas células senescentes; em seguida , injetaram uma droga que ativava a caspase 8; então a caspase 8 entrava em ação, provocando a morte dessas células senescentes. Com a redução das células senescentes presentes no organismo, doenças típicas do envelhecimento manifestaram-se mais tardiamente.


  Para entender a segunda linha de pesquisa é necessário entender o que são sirtuínas. De forma bem didática, sirtuínas são enzimas envolvidas na ativação ou desativação de genes e na reparação do DNA. Com o passar do tempo, erros no DNA se tornam mais frequentes, devido ao stress oxidativo, por exemplo, e vão sendo acumulados. As sirtuínas não conseguem reparar todos esses erros e o organismo envelhece. Alguns cientistas então pensaram: “Como aumentar a eficiência das sirtuínas?” Foi observado o efeito do resveratrol na ativação das sirtuínas, aumentando a longevidade e a qualidade de vida dos idosos. Então, vários laboratórios, como a Sirtris Pharmaceuticals, trabalham na criação de moléculas sintéticas com efeitos similares ao do resveratrol.  Apesar de ainda não ser recomendado, já há ingestão de resveratrol via cápsulas, mas ele pode ser ingerido de uma forma bem mais simples e divertida : o vinho tinto. Isso porque o resveratrol está contido na casca da uva vermelha.
  Enfim... se Dorian Gray fosse contemporâneo a nós, veria que não é preciso dar tudo pela juventude, apenas algumas horas de estudo e dedicação à ciência. E, para nossa alegria, são várias as linhas de pesquisa que tentam nos deixar  idosos mais saudáveis, mais de bem com a vida e felizes por, pelo menos, mais algum tempinho. 




Referências bibliográficas:
Revista ISTOÉ Edição 2193

Escrito por Luís Fernando Amarante Fernandes

Um comentário:

  1. Excelente post!
    Compartilhei-o na nossa página "Cantinho da Maturidade", respeitando os direitos autorais,é claro.Está no link:
    https://www.facebook.com/pages/Cantinho-da-Maturidade/196006563858554
    Deus lhe abençoe!Muita paz...

    ResponderExcluir