sábado, 17 de setembro de 2011

Envelhecimento cutâneo

  O envelhecimento é um processo natural e uma de suas manifestações mais evidentes é o envelhecimento cutâneo. Para entender esse processo é necessário, primeiramente, se ter uma noção a respeito da constituição da pele, que é formada, basicamente, por derme e epiderme.

  A epiderme é constituída por camadas de células achatadas e justapostas. Sua camada mais interna, o epitélio germinativo, é responsável pela produção de novas células, que empurram as mais velhas em direção à superfície do corpo. À medida que essas células vão se exteriorizando, se tornam repletas de queratina e morrem, constituindo um revestimento resistente ao atrito e impermeável à água.

  A derme, camada logo abaixo à epiderme, contém vasos sanguíneos, nervos, fibras elásticas, que conferem elasticidade, e fibras colágenas, que conferem resistência. Sendo o fibroblasto a célula responsável pela produção dessas fibras.

  Agora, vamos ao envelhecimento propriamente dito. Uma das maiores características do idoso é, sem dúvida, aquela pele enrugada e seca. Isso acontece porque com o envelhecimento a atividade dos fibroblastos é reduzida, uma vez que o processo oxidativo que ocorre constantemente em nosso organismo diminui a capacidade de recuperação dessas células, e, desta forma, menos fibras elásticas e fibras colágenas são produzidas. A partir desse conhecimento é possível entender outra coisa: por que alguns idosos reclamam quando são abraçados? Como já foi dito, a atividade dos fibroblastos no idoso está reduzida e, assim, há uma diminuição da espessura da derme, fazendo com que os nervos fiquem bem próximos à epiderme e a pele altamente sensibilizada. Uma outra possível explicação é que esse idoso não goste de você, afinal velhinho é velhinho, e não urso de pelúcia, então solte-o e vá fazer alguma coisa boa, como ler este blog.
  O envelhecimento da pele pode ser acelerado, e também agravado pela exposição à radiação solar e pelo fumo. Explicando de uma forma bem simples, a radiação solar causa mutações genéticas no DNA mitocondrial, aumentando a produção de radicais livres; chega um momento em que há uma sobrecarga de radicais livres, superando a quantidade de anti-oxidantes, resultando na senescência e na consequente diminuição da atividade das células, como dos fibroblastos, por exemplo.
    Já o agravamento pelo fumo acontece porque cigarro não é bom. Simples desse tanto. Mas, bioquimicamente falando, a nicotina está envolvida na produção de uma enzima que destrói os fibroblastos, diminuindo a síntese de matriz extracelular e provocando a redução da espessura da derme; bloqueia ligações da elastina, tornando a pele menos flexível; e diminui o calibre dos vasos sanguíneos, comprometendo a oxigenação e nutrição celular.

  Enquanto alguns ganham dinheiro vendendo algo que compromete a estrutura  da pele, como o cigarro, outros decidiram ganhar dinheiro reparando os danos da pele, surgiram assim os cosméticos. Apesar da elevada quantidade de cosméticos que prometem retardar o processo de envelhecimento cutâneo, são poucas as substâncias que têm a sua eficácia comprovada, como, por exemplo, a vitamina A, a vitamina C e os alfa-hidroxiácidos . De forma geral, estes atuam estimulando o crescimento e a diferenciação de fibroblastos, a formação de colágeno, a produção de matriz extracelular e a melhora da qualidade das fibras elásticas. Porém, apenas a presença dessas substâncias não é o bastante para se garantir a eficiência do cosmético. Isso porque, por exemplo, os produtos comercializados têm, em geral, concentrações muito abaixo daquelas necessárias ou, podendo ainda, estar em concentrações que provoque irritações de pele.

  Dessa forma, é importante que se tenha um conhecimento básico à respeito da estrutura da pele e dos efeitos de alguns processos, decorrentes dos hábitos de vida, sobre elementos estruturais da pele. Pois assim, o envelhecimento cutâneo pode ser reconhecido como algo natural e acontecer de forma mais saudável e segura.





Fontes









Escrito por Luís Fernando Amarante Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário