sábado, 24 de setembro de 2011

I Jornada Científica das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia do DF

   Participamos nos dias 23 e 24 de setembro de 2011 da I Jornada Científica das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia do DF, no intuito de agregar mais informações e mais novidades relativas a essa área a este blog.
   Nesse evento, inicialmente, foi ressaltada a importância do conhecimento do processo de envelhecimento, dado o crescimento da população nonagenária e centenária nesses últimos anos. Através das palestras expandimos nossos conhecimentos a respeito dos fatores que podem alterar o envelhecimento, ocasionando, então, uma série de complicações, dentre as quais se destacam aquelas conhecidos como gigantes da geriatria: incontinência urinária e/ou fecal; insuficiência cerebral; instabilidade postural e quedas; imobilidade; e iatrogenia.
   A geriatria foi abordada tanto de um aspecto mais subjetivo e sociopsicológico, porém de grande importância, no que se refere à relação idoso e cuidador e à relação do idoso com o ambiente no qual está inserido, quanto de um aspecto mais microscópio e bioquímico. A abordagem bioquímica focou a importância de uma dieta elaborada para atender às necessidades do idoso, e os efeitos de alguns fármacos sobre o idoso, podendo até, quando mal administrados, gerar um quadro de iatrogenia, resultando, por exemplo, em uma alteração de pH estomacal, que afetará a absorção de algumas substâncias e, consequentemente, alterará as reservas homeostáticas.
   Para que todas essas informações sejam apresentadas de forma clara e eficiente e, consequentemente, sejam úteis, o conhecimento adquirido nessa jornada científica será apresentado ao longo de nossas postagens, com o intuito de atingir, da melhor forma possível, o principal objetivo deste blog: a difusão do conhecimento.


“É indispensável conhecermo-nos a nós próprios; mesmo se isso não bastasse para encontrarmos a verdade, seria útil, ao menos para regularmos a vida, e nada há de mais justo”. (Blaise Pascal)
  

Um comentário: