O dia do idoso, no Brasil, desde 2007, é celebrado no dia 10 de outubro. Essa data foi criada em 1999 (e comemorada até 2006 no dia 27 de setembro) com o intuito de reconhecer a valorosa contribuição dos idosos para o desenvolvimento da sociedade. Porém, mesmo com o crescente número de pesquisas que confirmam essa contribuição, os idosos ainda são desrespeitados e têm seus direitos violados.
Um trabalho de Rachel Caspary ( Professora de antropologia da Central Michigan University, com uma linha de pesquisa centrada na evolução da longevidade), recentemente divulgado pela Scientific American Brasil (edição 112-Setembro 2011), indica que pessoas com idade de avós se tornaram comuns há pouco tempo, mais especificamente na pré-história humana, e essa transformação coincidiu com mudanças culturais bastante significativas, como dependência da comunicação baseadas em símbolos sofisticados, como os que sustentam a linguagem e a arte.
Nesse estudo, a idade de fósseis de populações primitivas foi estimada a partir de tomografias computadorizadas tridimensionais, em que o grau de desgaste dos dentes molares indicava em que faixa etária aquele fóssil se encontrava. Após confirmar a longevidade de espécies com maior número de indivíduos mais velhos, restava saber se isso se devia a alterações simplesmente anatômicas ou se alterações culturais também estavam envolvidas. Quando comparado o número de indivíduos mais longevos em populações que viviam sob condições climáticas favoráveis e as que viviam sob condições mais adversas, o maior número de indivíduos maduros nesta comprovou a influência cultural. Como Kristen Hawkes, da University of Utah, Hillard Kaplan, da University of New Mexico, e outros mostraram em seus estudos sobre diversos grupos modernos de caçadores-coletores, os avós geralmente contribuem com recursos econômicos e sociais com os parentes, aumentando tanto o numero de descendentes que seus filhos podem ter quanto a sobrevivência de seus netos. Os avós também reforçam conexões sociais complexas. Dessa forma, ficou comprovado o papel significativo dos indivíduos mais velhos no sucesso evolutivo da humanidade

"Vida longa e próspera"(Dr.Spock)
Referências bibliográficas:
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário