domingo, 30 de outubro de 2011

Watch N' Ask

 Pergunta do grupo de Exercício:

Por que os cremes anti-age não funcionam de fato? Existe algum remédio para os danos causados pela "melhor idade"?

  Há um grande número de produtos cosméticos no mercado, sendo que muitos desse são lançados antes mesmo de terem sua eficácia comprovada e são sustentados pelo marketing. Entretanto, existem produtos que tiveram, de fato, eficácia comprovada, como é o caso da vitamina A ou retinol, vitamina C e alfa-hidroxiácidos.
  A eficácia do retinol, por exemplo, já foi comprovada por diversos autores (Kligman, 1984 e 1986; Weiss, 1988; Ellis, 1990; Olsen, 1992; Kang, 1998), desde que em concentrações de 0,3% a 4,0%. O que acontece é que a maioria dos cremes anti-age a base de retinol disponíveis no mercado tem concentração muito distante da necessária, fazendo com que esses cremes não funcionem de fato.
  Mas não vemos muitos anúncios de creme a base de retinol, o que realmente faz a cabeça daqueles que desejam a juventude eterna, pelo menos esteticamente, são os cremes a base de colágeno. Surpresa: os consumidores são enganados novamente. Explicando de maneira bem didática, o colágeno é uma molécula bem grandona, e, assim, dificilmente atravessa a pele, ficando grande parte sobre a pele e sendo jogada fora no próximo banho, ou seja, seu dinheiro ($) vai literalmente pelo ralo.





  Quanto a um "remédio" para a melhor idade existem dois mais citados na literatura. O primeiro é a prática de exercícios ( o tema do grupo que fez essa pergunta), que não é um remédio propriamente dito, mas, como dizem nossos avós ( os protagonistas deste blog), mais vale prevenir do que remediar. Como já foi discutido neste blog e no nosso seminário ( para aqueles que tiveram o privilégio de assistir), a prática de exercícios não combate apenas a sarcopenia, mas também a osteoporose e a disfunção cognitiva. O outro "remédio" mais citado na literatura ( principalmente na literatura fantástica e na literatura infantil) é a fonte da juventude. Basicamente, bastaria um mergulho para todos os danos causados pela melhor idade serem eliminados. Ainda não conseguimos a sua localização geográfica; se alguém souber, nos avise. Enquanto ela não é localizada, o melhor é ir se exercitando.
















Referências bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário